Juíza Federal Claudia Dadico lança obra que analisa crimes de ódio

    A juíza federal Claudia Maria Dadico publicou recentemente o livro "Crimes de Ódio - diálogos entre a filosofia política e o direito", pela Editora Tirant Lo Blanch. A obra analisa o ódio como elemento constitutivo do Estado Moderno e as repercussões dessa tomada de consciência no debate jurídico, em especial na legislação brasileira e em sua aplicabilidade pelos Tribunais pátrios.

    Segundo o professor emérito da Universidade de Buenos Aires e juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, E. Raúl Zaffaroni, "a informação meticulosa da tese da Dra. Claudia Maria Dadico é realmente surpreendente, mas acima deste mérito de inquestionável utilidade para quem quer estudar o assunto, sua abordagem fundamental ultrapassa os limites da criminologia, lançando luz muito além do que mal permite vislumbrar a estreita perspectiva da visão jurídico-penal, para advertir que se trata apenas de manifestações de ódio enraizado nas origens do estado moderno.

    No preciso momento em que, com compreensível angústia, todos nos perguntamos como será o mundo pós-pandêmico, esta profunda investigação, com a mais ampla referência aos pensadores mais perturbadores e à triste experiência histórica planetária e nacional, repensa a íntima relação entre o bélico e o político, na tradição da velha mas brilhante intuição de Tobias Barreto: quem procura o fundamento jurídico da pena deve também procurar, se é que já não encontrou, o fundamento jurídico da guerra".

    Saiba mais em: https://editorial.tirant.com/br/libro/crimes-de-odio-9786587684673

    WhatsApp Image 2020 12 03 at 15.41.06

     

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.