Nos últimos dias, a Diretoria da Ajufe tem reforçado a agenda de reuniões com os senadores para apresentar as considerações e importância de aprovação dos PLs 5977/2019, que redimensiona a Justiça Federal a partir da criação de novos cargos, e o 5919/2019, que cria o TRF6. Ambas matérias foram aprovadas pela Câmara e aguardam análise do Senado.
Na semana passada, houve videoconferências com a senadora Mailza Gomes (PP/AC) e com o chefe de gabinete do senador Otto Alencar (PSD/BA). Nesta segunda-feira (07/12), a secretária-geral, Clara Mota, reuniu-se presencialmente com o senador Carlos Fávaro (PSD/MT), em Cuiabá (MT).
O presidente da Ajufe, Eduardo André, tem reforçado nesses encontros que ainda existe um desequilíbrio muito grande entre as instâncias da Justiça Federal. “Com a interiorização da Justiça Federal, houve um grande desequilíbrio entre a primeira e segunda instância. Nós temos poucos desembargadores e muitos juizes e esses projetos visam acabar um pouco com essa desigualdade. Esses dois projetos têm esse sentido de ampliar o segundo grau e o mais importante: não trazem custos ao erário”, explica.
Os senadores e suas equipes têm se colocado à disposição da Ajufe para debater melhor os projetos com os parlamentares de suas bancadas a fim de que as matérias sejam pautadas o mais rápido possível no Senado.