Justiça determina que PF investigue Coaf por relatório sobre Wassef

    Por PODER 360 (https://www.poder360.com.br/justica/justica-determina-que-pf-investigue-coaf-por-relatorio-sobre-wassef/)

    O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) pediu para a Polícia Federal abrir um inquérito para investigar o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) por causa do relatório sobre movimentações bancárias do advogado Frederick Wassef. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo.

    O advogado era investigado pela PF por suposto recebimento de R$ 9 milhões da JBS de 2015 a 2019, quando Wassef trabalhava para a família Bolsonaro. A base da investigação era o RIF (Relatório de Inteligência Financeira), que foi considerado ilegal pela 3ª Turma do Tribunal. Desde então a investigação está paralisada, apesar de um pedido do MPF (Ministério Público Federal) para que a decisão seja reanalisada.

     

    Para os juízes federais, a forma como o Coaf acessou e reuniu as informações não está clara, em uma espécie de “geração espontânea”. Por isso, o Tribunal determinou que uma investigação seja aberta para apurar como os dados bancários foram acessados, além de determinar quem vazou o documento, que foi divulgado pela revista Crusoé em agosto de 2020.

    O Coaf já havia defendido o trabalho realizado com o RIF relacionado a Wassef e o anúncio da determinação de abertura de um inquérito causou surpresa e indignação. Em comunicações anteriores, o órgão informou ao TRF-1 que seguiu a metodologia padrão para a formulação do relatório e que reuniu informações de 34 fontes distintas.

    O RIF foi gerado em junho de 2020, na época em que o nome de Wassef foi ligado a Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro e investigado no suspeito esquema de “rachadinhas” na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). Além desse fato, os juízes não viram motivos legais que sustentassem a geração do relatório.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.