A Justiça Federal de Minas Gerais (JFMG) lança, no dia 19 de março, o laboratório de inovação iluMinas, um novo conceito para a busca de soluções para os desafios da JFMG. A inauguração ocorrerá em formato híbrido, com a presença de um número reduzido de servidores e juízes em Belo Horizonte, e virtualmente com a transmissão pelo Youtube (https://youtu.be/Uw0v4u_yzs8) e pela Microsoft Teams, a partir das 17h, com a participação de autoridades, acadêmicos, pesquisadores e empreendedores da área da tecnologia e inovação.
Uma das idealizadoras do laboratório e diretora do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, a juíza federal Vânila Cardoso André de Moraes, acredita que a criação do iluMinas trará um espaço que oportunize a criatividade, colaboração e cocriação sempre com o olhar para uma melhor prestação de serviço ao público.
“O nome o laboratório, iluMinas, é resultado de um concurso cultural que contou com a participação de todos os servidores, magistrados, terceirizados e estagiários da Justiça Federal de Minas, demonstrando o envolvimento da instituição como um todo ao projeto”, explicou.
O espaço, antes de ter sua estrutura física criada, contou com a capacitação de aproximadamente 300 servidores da JFMG, além da aquisição de licenças virtuais para que pudessem ser colocadas em práticas as ideias propostas.
“O iluMinas surge em sintonia com o movimento nacional da inovação que o Brasil e o mundo estão passando. Além das diversas orientações normativas existentes no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quanto a necessidade de criação de Laboratórios e Centros de Inteligência para a materialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o estado de Minas Gerais carecia de um espaço físico e virtual que oportunizasse a criação desses projetos”, afirmou a magistrada.
E complementou: “um dos grandes objetivos dos Laboratórios é o exercício de atividades em rede, com compartilhamento de novas práticas, novas tecnologias e experiências relacionadas a melhoria na prestação dos serviços públicos. Um novo mundo se descortina por meio da cooperação e do desenvolvimento do capital institucional”.
Práticas em andamento - O IluMinas já possui alguns protótipos que estão sendo testados. É o caso da criação de uma central de transporte e outro projeto voltado à sustentabilidade, com a diminuição do uso de papel pelo órgão. Outra ação são as oficinas criadas com os integrantes do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que visa a melhoria dos fluxos jurisdicionais.
Serviço
Inauguração do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de Minas Gerias – iluminas
Convite virtual (clique aqui)
Data: 19/3/2021
Hora: 17h
Transmissão: Youtube da JFMG - https://youtu.be/Uw0v4u_yzs8
Local: Justiça Federal de Minas Gerais, 16º andar, na Av. Alvarez Cabral, 1805, Santo Agostinho, Belo Horizonte (MG)
Confirmação: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.