O presidente da Ajufe, Eduardo André, foi um dos palestrantes nesta terça-feira (10/08) do seminário “As instituições jurídicas e a defesa da democracia”, promovido pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), com apoio da Ajufe e outras entidades. O evento se estende até o fim da semana e contará com palestras de advogados públicos, juízes, ministros, ex-ministros, entre outros.
Em seu painel, Eduardo André abordou os principais pontos das decisões tomadas por juízes federais durante a pandemia do novo coronavírus e a nova realidade para a magistratura com as medidas de isolamento social.
O presidente da Ajufe destacou a polarização entre as autoridades e como ela tem afetado os juízes. “A pandemia assustou a todos e, obviamente, os juízes estão inseridos nisso. Mas, nesse caso, eu acho que o juiz tem que ter uma grande preocupação com a auto contenção do Judiciário. O fato das autoridades estarem em posições distintas por polarização fazem com que o juiz tenha que decidir, mas tenha que ter uma preocupação maior com o que vai decidir porque o juiz pode ser usado nessa briga de políticos que não é o nosso caminho e não é pra isso que existimos”, avaliou.
As demais palestras vão abordar o funcionamento das instituições jurídicas e o papel que elas têm para com a defesa e suporte de políticas públicas e das estruturas da democracia brasileira.
Ao longo da semana, os ministros do STF Cármen Lúcia e Gilmar Mendes vão discutir elementos essenciais à afirmação e à consolidação do regime democrático do país.
Assista à palestra do presidente da Ajufe:
Mais informações do Seminário: https://bit.ly/3s5Om9n