A Justiça Federal arrecadou, em 2020, quase três vezes o que gasta. Os dados constam na última edição do Relatório Justiça em Números, anuário estatístico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado no mês passado.
Segundo o levantamento, no ano passado, em meio à pandemia de Covid-19, a Justiça Federal conseguiu arrecadar quase 35 bilhões de reais, enquanto seu gasto total foi de 12 bilhões, o que mostra um superávit de cerca de 23 bilhões, valor devolvido à população.
O bom desempenho para a liquidação de dívidas federais pagas pelos devedores em decorrência da ação judicial resultou no retorno de mais do que o dobro (288%) do valor de suas despesas nesse segmento de Justiça.
Ainda de acordo com o relatório, cada magistrado federal gera mais de 18 milhões de reais para a população, considerando o número atual de 1942 magistrados e magistradas federais. Dentre os assuntos mais demandados está a concessão de benefícios previdenciários como o auxílio-doença (541 mil).
Apesar de contar com apenas 10% do número de magistrados do país, e gastar cerca de 12% do total do orçamento do Poder Judiciário, a Justiça Federal arrecadou mais de 56% dos valores recuperados.
Conheça o documento em: https://bit.ly/3v9ILQQ