A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) em parceria com a Universidade de Oxford no Reino Unido apresenta nesta 3a feira (8/3), data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, uma pesquisa inédita que aponta os Indicadores e Tendências sobre a Diversidade na composição de cortes constitucionais e supremas cortes.
O evento de lançamento da pesquisa acontecerá na sede da Ajufe, às 10h, e contará com juízas que compõem a Comissão Ajufe Mulheres. Na oportunidade, as magistradas apresentarão os dados à imprensa e tornarão públicas as informações.
O estudo é focado nas democracias americanas e europeias dos últimos 21 anos (2000-2021) e retratou o atraso do Brasil na busca por representatividade dentro dos tribunais.
Os pesquisadores coletaram ainda informações sobre diferentes tipos de diversidade, tais como aquelas relacionadas à identidade (gênero, raça ou etnia e idade), bem como ligadas às experiências e à origem socioeconômica de magistrados (background acadêmico e profissional, origem familiar). O levantamento também indica as formas de acesso, reconhecimento de pares, promoção interna, permanência e motivos de saída dessas minorias sociais, culturais ou econômicas, e possíveis tendências para futuros aprofundamentos.
Para a coordenadora da Ajufe Mulheres, Clara Mota, é cada vez mais necessário que se fomente discussões sobre representatividade na sociedade.
“Esses dados contribuem para a melhor compreensão de como se dá a diversidade judicial nos tribunais e os fatores que a moldam, além de fornecer informações importantes sobre boas práticas advindas de experiências estrangeiras que podem contribuir para o aprimoramento das nossas políticas de diversidade”, explica.
Serviço
Lançamento da pesquisa sobre diversidade Ajufe e Universidade de Oxford
Data: 8 de março de 2022
Hora: 10h
Local: Sede da Ajufe (SHS Quadra 6, bloco E, salas 1305 a 1311, Complexo Brasil 21, Brasília)
Contato: João Pedro Carvalho (61 98452-4640) ou Samuel Figueiredo (61 99971-0873)