O vice-presidente da Ajufe da 1ª Região, Shamyl Cipriano, e as diretoras Ana Lya Ferraz, Janaína Pontes e Mária Rúbia Andrade participaram, nesta segunda-feira (12/12), da sessão solene de diplomação do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, no Tribunal Superior Eleitoral.
Na ocasião, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, fez a entrega dos diplomas aos candidatos eleitos. O ato confirma que os escolhidos pelos eleitores cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e estão aptos a tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos e habilitados à investidura perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro de 2023, nos termos da Constituição Federal.
Em seguida, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva proferiu o seu discurso de diplomação e o ministro Alexandre de Moraes falou em nome do TSE. "A Justiça Eleitoral se preparou para garantir transparência e lisura das eleições. A Justiça Eleitoral se preparou para combater com eficácia ataques antidemocráticos ao estado de direito, e os covardes ataques e violências pessoais aos seus membros e de todo o Poder Judiciário", afirmou o ministro.
Cerimônia de diplomação - A Justiça Eleitoral realiza a solenidade de diplomação dos eleitos desde 1951, quando Getúlio Vargas retornou à Presidência da República por meio do voto popular. Suspensa durante o regime militar (1964 a 1985), a cerimônia voltou a ser realizada após a redemocratização do país, em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Mello.
Nas eleições presidenciais, cabe ao TSE realizar a diplomação dos eleitos, em cerimônia que acontece no Plenário da Corte.