O presidente da Ajufe, Nelson Alves, participou, nesta terça-feira (28/2), da solenidade de posse do conselheiro Luiz Fernando Bandeira, do Conselho Nacional de Justiça. Ele foi reconduzido ao cargo por mais dois anos. A cerimônia antecedeu a 2ª Sessão Ordinária do CNJ de 2023.
Durante o evento, a presidente do Conselho, ministra Rosa Weber, destacou a atuação do conselheiro Bandeira. “O conselheiro tem honrado esta casa com exemplar atuação contribuindo com competência e denodo em todas ações, projeto e políticas judiciárias desenvolvidas por este Conselho. E com o mesmo entusiasmo, estou certa, desempenhará o mandato que hoje inicia colaborando decisivamente para que este Conselho Nacional bem exerça as relevantes atribuições que lhe são acometidas pela Constituição da República no controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes”.
O conselheiro reconduzido reafirmou os votos feitos há dois anos atrás quando ingressou no posto de conselheiro do CNJ: “Eu compreendo o Conselho Nacional de Justiça como um instrumento essencial para a construção de uma política nacional judiciária como Órgão que tem o destino constitucional de unificar uma magistratura, unificar um funcionamento do Poder Judiciário por diversas estratégias. Podemos citar algumas como o desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação, que este Conselho desenvolveu e foi essencial para o enfrentamento da pandemia. E comprometo-me nos próximos dois anos a colaborar com a construção de um Judiciário que entregue jurisdição e cidadania a este país”.
Também estiveram presentes representando a Ajufe as diretoras Maria Helena Rau de Souza, Janaína Pontes e Mária Rúbia.
Currículo - Luiz Fernando Bandeira é consultor legislativo do Senado Federal desde 2004, tendo sido chefe de gabinete da Presidência e diretor-geral da Casa. É doutorando em direito administrativo pela Universidad de Salamanca (Espanha), mestre e bacharel em direito pela Universidade Federal de Pernambuco.
Bandeira lecionou em diversas instituições de ensino superior, entre elas a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É autor de quatro livros e possui mais de uma dezena de artigos jurídicos publicados.