O vice-presidente da Ajufe na 3ª Região, Alexandre Saliba, participou da solenidade de inauguração da 2ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (18/7). O evento foi uma realização do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
A nova unidade judiciária foi criada pelo provimento CJF3R nº70/2023, que alterou a competência e remanejou a 11ª Vara Federal de Execuções Fiscais de São Paulo para a Subseção de Campo Grande. A 2ª Vara-Gabinete foi implantada pela Portaria GACO nº 58/2023.
Atualmente, a Subseção Judiciária de Campo Grande é composta por seis varas federais, Juizado Especial Federal, duas Turmas Recursais e Central de Conciliação onde atuam 14 magistrados e 187 servidores. No total, 105.356 processos tramitam na unidade, sendo 31.279 desses no Juizado.
O JEF de Campo Grande também tem jurisdição sobre os municípios de Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Jaraguari, Miranda, Nioaque, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.
O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou da inauguração da 2ª Vara-Gabinete proferindo uma palestra com o tema: “Os impactos da Rota Bioceânica no Estado de Mato Grosso do Sul”.
Além do representante da Ajufe, também participaram da inauguração representando o TRF3 as(os) desembargadoras(es) federais: Marisa Santos, presidente da Corte; Daldice Santana, coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região; Carlos Muta, coordenador do Gabinete de Conciliação do TRF3 (Gabicon); e do desembargador recém-empossado, Jean Marcos. Além da diretora do Foro da Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso do Sul, juíza federal Monique Marchioli Leite, da presidente da AJUFESP, juíza federal Tais Ferracini, e do presidente da AJUFEMS, juiz federal Ney Gustavo.