O presidente da Ajufe, Nelson Alves, diretores e associados (as) que participam de mobilização da Associação, compareceram a eventos realizados pelo Supremo Tribunal Federal e Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (5/10), em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal.
No STF, a programação começou com o seminário “35 Anos da Constituição Federal: conquistas e desafios”, que reuniu estudiosos e especialistas em Direito Constitucional, abordando a importância da Carta Magna.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, destacou o valor de três décadas e meia “de estabilidade institucional num país e um continente acostumados à quebra de legalidade constitucional e de rupturas”. Acrescentou ainda que, além da estabilidade institucional, houve maior estabilidade econômica com o controle da hiperinflação e maior inclusão social, “representando um período de avanço social”.
O objetivo do evento foi o debate das conquistas e dos desafios do constitucionalismo brasileiro, com foco em dois aspectos: "Igualdade, efetividade e instituições; "Olhando para o passado e pensando o futuro". À tarde, o plenário do STF realizou sessão solene em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal.
Já na Câmara dos Deputados, houve também uma sessão solene celebrando a Carta Magna. Na ocasião, ainda foram lançados um selo comemorativo pelos Correios e o livro "A Voz do Cidadão na Constituinte", pela Edições Câmara, que aborda a participação popular na elaboração da Constituição.
Encerrando o dia, os representantes da Ajufe retornaram para o STF para acompanharem a abertura da sessão de julgamentos em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal.
Além do presidente da Ajufe, participaram do lançamento o vice-presidente da 1ª Região, Shamyl Cipriano, a secretária-geral e diretora de prerrogativas, Ana Lya Ferraz, a diretora de comunicação, Débora Valle, e os associados Charles Jacob Giacomini, e Rafael Martins Costa Moreira.