Mais de duzentos juízes federais participaram da abertura do 36º Encontro Nacional dos Juízes Federais do Brasil, promovido pela AJUFE, nessa quinta-feira (26/10). O evento, que tem o objetivo de reunir associados (as) promovendo a troca de experiências, ocorre até sábado (28/10) e é realizado na Praia do Forte (BA). O presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, abriu a programação oficial e destacou a importância da magistratura e eficiência da justiça.
“Eu tenho muita preocupação com a valorização da magistratura, em preservar a atratividade da magistratura e isso envolve, sim, remuneração, não só subsídios, mas também subsídios e vantagens, prestígio institucional, reconhecimento e enfrentar um pouco campanhas difamatórias que aqui e ali se ouvem em relação ao Poder Judiciário. [...] E, como presidente do Supremo, eu pretendo implementar uma agenda de valorização da magistratura de uma maneira geral”, destacou o ministro Roberto Barroso.
No discurso de abertura, o presidente da Ajufe, Nelson Alves, falou sobre o relatório Justiça em Números 2023, do CNJ, que revelou que a magistratura federal é a que mais trabalha e representa o único ramo superavitário do Poder Judiciário. Em contrapartida, a carreira não tem recebido a devida valorização.
“Os juízes e juízas federais estão cansados! Precisamos ser valorizados! Em que pese isso, somos otimistas, ao menos é essa minha visão e que procuro encaminhar como presidente da AJUFE. E esse otimismo vem do diálogo com pessoas que compreendem e se interessam por tudo o quanto foi dito até esse momento como é o caso do ministro Luís Roberto Barroso”, frisou Nelson Alves.
Também compuseram a mesa de abertura o ministro do STJ e ex-presidente da Ajufe, Paulo Sérgio Domingues, os conselheiros do CNJ, Jane Granzoto, Marcio Luiz Coelho de Freitas e Luiz Fernando Bandeira, o presidente do TRF2, Guilherme Calmon, a presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, o corregedor do TRF3, David Diniz, a diretora dos aposentados da Ajufe, Maria Helena Rau, e o consultor jurídico da Caixa, Leonardo Faustino.
Ainda nesta sexta-feira (27/10), os participantes do 36º Encontro Nacional irão participar de uma roda de conversa sobre aspectos do marco temporal e seu julgamento pelo STF e a formação dos magistrados e preparação para a aposentadoria.
Veja as fotos da abertura: https://www.flickr.com/photos/ajufe_oficial/albums/72177720312258708
Confira a programação do 36º Encontro Nacional: https://www.ajufe.org.br/images/pdf/Programacao-36EN.pdf