Os (as) magistrados (as) federais e convidados (as) do 36º Encontro Nacional dos Juízes Federais do Brasil, promovido pela Ajufe, na Praia do Forte (BA), participaram de uma roda de conversa, na sexta-feira (27/10), e de uma corrida de 5km que agitou a programação no sábado (28/10). O evento tem o objetivo de reunir associados (as) promovendo a troca de experiências.
A secretária-geral e diretora de prerrogativas da Ajufe, Ana Lya Ferraz, conduziu um bate-papo que iniciou com o desembargador federal do TRF6, André Prado, que falou sobre aspectos do marco temporal e seu julgamento pelo STF e destacou a importância de haver um diálogo entre todas as esferas para se chegar a um denominador comum, de modo que a Justiça Federal contribua com esse processo.
"É importante que nós, como magistrados federais, tenhamos consciência dessa realidade de diálogo e que também possamos, nos fóruns adequados e apropriados, tratando da questão sob o ponto de vista teórico, manifestar as nossas opiniões", avaliou.
Na sequência, a diretora de assuntos de interesse dos aposentados, Maria Helena Rau, e o ex-presidente da Ajufe, desembargador federal Nino Toldo abordaram a formação de magistrados e a preparação para aposentadoria e fortalecimento da magistratura. A diretora Maria Helena Rau destacou a Resolução do CNJ, recém aprovada após atuação da Ajufe, que contempla um programa de preparação à aposentadoria para magistrados (as) de todo o país.
“O envelhecimento faz parte do ciclo da vida e o que nos cabe é promover um envelhecimento melhor possível para todos nós. E, imbuídos desse propósito, é que trabalhamos incessantemente e muito nos gratificamos com a aprovação da Resolução pelo CNJ”, afirmou a diretora da Ajufe.
“A preparação para a saída começa na entrada. Isso porque quando nascemos já começamos a envelhecer. Mais ainda isso se revela verdadeiro a partir do momento em que acabou a aposentadoria integral, hoje temos sistemas diferentes, por exemplo, [...] daí a importância da Resolução aprovada pelo CNJ”, frisou o ex-presidente da Ajufe.
No encerramento da programação, os participantes do 36º Encontro Nacional participaram de uma corrida de 5km no sábado (28/10). O juiz federal Herlon Tristão garantiu o primeiro lugar, seguido do juiz federal Anderson Barg, que ficou em segundo lugar, e da juíza federal Katherine Bezerra, que conquistou o terceiro lugar. O presidente da Ajufe, Nelson Alves, e a diretora de Esportes, Janaína Pontes, conduziram a premiação.
Assista à roda de conversa em:
Acesse as fotos do 36º Encontro: flickr.com/photos/ajufe_oficial