Nesta quinta-feira (18/1), na sede da Ajufe, foram entregues moções de aplauso, conferidas pelo Poder Legislativo Municipal de Cáceres (MT), a integrantes da Diretoria da Ajufe e a membros do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), pela realização do projeto “Falando Direito” no município mato-grossense.
O presidente da Ajufe, Nelson Alves, ressaltou a importância da iniciativa. “Esse projeto é fundamental porque ele leva a coisa mais básica que uma sociedade, que se pretende organizada, necessita, que é a educação. A educação é a base para que possamos ter a resolução de vários problemas”.
A moção, proposta pelo vereador Isaías Bezerra, presta homenagem e reconhecimento pelo trabalho na organização do projeto “Falando Direito”, desenvolvido junto à Escola Municipal “Vitória Régia”, em Cáceres. O projeto visa proporcionar uma compreensão mais profunda do sistema legal aos estudantes da rede pública. O presidente da Câmara Municipal de Cáceres, Domingos Oliveira dos Santos, também assina o documento.
Para a secretária-geral da Ajufe, Ana Lya Ferraz, responsável pela implementação das aulas em Cáceres, o projeto objetiva levar apoio humano aos jovens. “Todos nós temos filhos ou parentes adolescentes e sabemos o quanto é importante a presença de alguém abraçando esse adolescente, nessa fase da vida em que ele se sente desamparado, às vezes perdido, em relação ao seu futuro. E quando nós falamos em adolescentes de classes mais vulneráveis – adolescentes de escolas públicas e da zona rural – essa vulnerabilidade aumenta ainda mais. Então cresce ainda mais a responsabilidade nossa, como juízes e como cidadãos, em abraçar esses adolescentes e trazê-los para mais perto de nós. Esse é o objetivo do projeto”, destacou.
Foram homenageados o presidente da Ajufe, Nelson Alves, o diretor de assuntos legislativos, Caio Castagine Marinho, e a secretária-geral, Ana Lya Ferraz. Pelo IEDF, receberam a moção o ministro do STJ e diretor acadêmico, Reynaldo Soares da Fonseca, a presidente, Sandra Taya, o juiz de direito do DF e adjunto da presidência, Fábio Francisco Esteves, o terceiro vice-presidente, Rafael Thomaz Favetti, o diretor Eli Guimarães, e a integrante Danuse Silva de Queiroz.