O Anuário da Justiça Brasil 2024 foi lançado nesta quarta-feira (22/5), no Supremo Tribunal Federal. O presidente da Ajufe, Nelson Alves, o vice-presidente eleito da 3ª Região, Alessandro Diaferia, e a secretária-geral reeleita, Ana Lya Ferraz, participaram da cerimônia.
Neste ano, a publicação chega à sua 18ª edição e mostra quem são os ministros, além de trazer uma análise das principais teses firmadas pelo STF e os Tribunais Superiores em 2023.
O documento indica, ainda, as tendências de voto dos ministros: se mais favoráveis ao Fisco ou ao contribuinte; se mais garantistas ou mais favoráveis às teses da acusação; se tendem mais para os argumentos das empresas ou dos consumidores; dos trabalhadores ou dos empregadores.
Em reportagens especiais, o Anuário da Justiça Brasil 2024 trata dos impactos da tecnologia no Poder Judiciário e os temas com maior número de processos em tramitação, como pedidos de indenização por danos morais e casos de violência contra a mulher.
Além dos ministros da Corte, o evento de lançamento contou com a presença de ministros dos Tribunais Superiores, representantes da advocacia, do Ministério Público e da academia.