Na última sexta-feira (23), o vice-presidente da Ajufe na 5ª Região, Thiago Mesquita, representou a Associação no “III Fórum sobre os Desafios Atuais para o Poder Judiciário e o Ministério Público”, em Foz do Iguaçu (PR). O evento foi realizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), com apoio da Ajufe.
O magistrado participou do painel “Justiça, Democracia e Estado de Direito”, expondo o trabalho da Ajufe na defesa da autonomia do Poder Judiciário, bem como apresentando projetos sociais desenvolvidos pela associação.
Entre os projetos da Ajufe, Mesquita apresentou a Expedição da Cidadania, que busca levar Justiça e serviços básicos às populações brasileiras mais carentes e em localidades de difícil acesso, e o Projeto Ajufe por um Mundo Melhor, que promove cursos para a reintrodução de apenados na sociedade.
Além de Mesquita, participaram do evento o diretor de tecnologia e da informação da Ajufe, juiz federal Daniel Raupp, e o associado e juiz federal Vlamir Costa Magalhães, da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.
A 3ª edição do Fórum fez parte da cooperação acadêmica permanente com a OEA e teve palestras e debates sobre a proteção dos direitos humanos, o fortalecimento da democracia, a independência de magistrados e de membros do Ministério Público.
O objetivo do Fórum foi estabelecer estratégias para enfrentar os desafios e compartilhar boas práticas na prestação jurisdicional.
A OEA - A Organização dos Estados Americanos (OEA) é o mais antigo organismo regional do mundo, a sua origem foi na Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, nos Estados Unidos, entre 1889 e 1890. Oficialmente a OEA foi fundada em 1948 com a assinatura, em Bogotá, na Colômbia, da Carta da OEA, que entrou em vigor em dezembro de 1951.
A OEA reúne 35 Estados independentes das Américas e é um fórum governamental político, jurídico e social que atua para promover a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento.