Diretoria da Ajufe acompanha cerimônia de posse do novo Corregedor Nacional de Justiça

    Nesta terça-feira (3), a diretoria da Ajufe participou da cerimônia solene de posse do ministro Mauro Luiz Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no cargo de Corregedor Nacional de Justiça, ocorrida no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. O magistrado substitui o ministro Luís Felipe Salomão, agora vice-presidente do STJ.

    Em seu discurso, o novo corregedor nacional de Justiça destacou que o trabalho em prol do meio ambiente é fundamental. “Hoje é o Brasil que está queimando e cá estou para imanado com todas as juízas e juízes nacionais apagar esses incêndios priorizando a sustentabilidade ambiental como profilaxia habitual de toda uma sociedade”.

    E continuou: “vamos encetar políticas públicas de apoio estrutural para instruções de ações voltadas à proteção, à precaução e à recomposição dos biomas nacionais priorizando decisões e julgamentos onde tais temas estejam gritando fundo em nossas consciências. Não mais para a futura, mas para a nossa geração”, afirmou.

    Campbell ainda reforçou a necessidade de uma adequação remuneratória para a Magistratura. “Reconheço que temos pautas remuneratórias ingentes e que precisão ser equacionadas como forma de conter bons quadros de valores da magistratura nacional, porém essa equação precisa ter por primeiro algoritmo a conscientização de todos, magistradas e magistrados, para voltarmos a estar nas escolas, nos hospitais, nas cadeias púbicas, nos beiradões, na caatinga, no cerrado, nos pampas, vivendo e convivendo com os problemas da nossa comunidade, só assim agregaremos ao já elevado grau de confiança e respeito que temos, a compreensão do papel singular que exerce um juiz para a comunidade”, finalizou.

    Pela Ajufe, participaram o presidente, Caio Marinho, o vice-presidente na 3ª Região, Alessandro Diaferia, a secretária-geral, Ana Lya Ferraz, o primeiro secretário, Marcelo Roberto Oliveira, a diretora de assuntos legislativos, Marcelle Carvalho Ferreira, a diretora de assuntos jurídicos, Maria Helena Rau e a diretora administrativa e de convênios, Carolline Scofield.

    WhatsApp Image 2024 09 03 at 10.22.11

     

    Campbell Marques - O ministro é natural de Manaus (AM) e se formou em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro. Após sua posse como promotor de Justiça, em 1987, exerceu diversas atividades na área de segurança pública, como as de secretário de Justiça e secretário de Segurança Pública no Amazonas. Se tornou ministro do STJ, em 2008. Desde então, exerceu outros cargos no poder Judiciário, como os de corregedor-geral da Justiça Federal e de membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral, onde atuou como corregedor-geral eleitoral entre 2021 e 2022.

    Posteriormente, coordenou a comissão, formada pela Câmara dos Deputados, para discutir atualizações na Lei de Improbidade Administrativa. Integrou a comissão de juristas da Câmara dos Deputados, destinada a elaborar anteprojeto para a sistematização das normas do processo constitucional, criada em 2020.

    O ministro também é integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário e membro fundador da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.

     

    Sobre a Corregedoria Nacional de Justiça - O órgão é responsável pela orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas à atividade correicional no Judiciário e ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais, juízos e, ainda, dos serviços extrajudiciais do País.

     

    Assista à solenidade de Posse/11ª Sessão Ordinária do CNJ:

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br