Nesta terça-feira (1/10) aconteceu o “1º Simpósio Pessoa Idosa e Justiça”, realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O evento científico contou com o apoio da Ajufe.
O presidente da Ajufe, Caio Marinho, participou da mesa de abertura e destacou o papel fundamental da Justiça Federal junto a pessoas idosas no Brasil. “Eu tenho a jurisdição no norte do Pará, na matéria previdenciária, e há 10 anos julgo questões relacionadas a ribeirinhos que buscam sua aposentadoria ou seu benefício social e essa é uma das várias perspectivas que a abordagem integrada precisa ser tratada aqui no Simpósio”, disse.
O debate ocorreu no Dia Internacional da Pessoa Idosa e teve como objetivo criar um espaço de reflexão e diálogo sobre os direitos e a inclusão social das pessoas idosas, abordando temas como a proteção integral à pessoa idosa e o acesso à justiça.
O encontro reuniu o presidente e vice-presidente do STJ, ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão, respectivamente, além do diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves. Também participaram especialistas para discutir questões fundamentais sobre o envelhecimento e o papel da justiça na garantia de direitos.
Assista a transmissão do evento: https://m.youtube.com/watch?v=7Zyt0g5kH5Q