O presidente da Ajufe, Caio Marinho, acompanhou, nesse domingo (20/10), a realização da segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília (DF). As provas ocorreram em todo o país e houve mais de 33 mil candidatos inscritos.
Com as duas edições do exame, segundo o CNJ, será possível ter um estoque de ao menos 10 mil candidatos qualificados a prestar concursos para a magistratura.
O Enam - O Exame Nacional da Magistratura foi criado pelo CNJ, e a aprovação é pré-requisito para bacharéis em Direito participarem de concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, do Trabalho, militares, dos estados e do Distrito Federal e territórios. O Enam tem regras estabelecidas pela ENFAM e foi elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A habilitação visa democratizar o acesso à carreira da magistratura, buscando torná-la mais diversa e representativa. Além disso, procura valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura dos inscritos.