A diretora de assuntos jurídicos da Ajufe, Maria Helena Rau, deu início à série de gravações de videoaulas para a plataforma educacional do projeto Falando Direito AJUFE, uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) e a Associação. O tema desta primeira aula foi a Justiça Restaurativa, conceito essencial para a construção de um sistema mais humano e eficiente.
A ação educacional tem o objetivo de desenvolver nos adolescentes de todo o país conceitos básicos sobre temas relacionados a fraternidade, cidadania e Direito. A meta é capacitar os alunos por meio da abordagem de temas jurídicos relacionados às fases do ciclo de vida humana.
O “Falando Direito com a Ajufe” teve seu projeto piloto implementado na comunidade de Cáceres (MT), com a formatura dos primeiros alunos em janeiro de 2023, por meio de aulas presenciais. A parceria busca expandir o projeto a outros Estados da federação com a oferta de videoaulas para ampliar ainda mais o acesso aos conteúdos.