FONACRE

    Fórum Nacional da Concorrência e da Regulação

    Brasília (DF) - Agosto 2019 

    Carta de Brasília, 17 de agosto de 2019

    Nós, participantes do II Fórum Nacional da Concorrência e da Regulação da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), desembargadoras e desembargadores, juízas e juízes federais, reunidos na cidade de Campinas, em 22 de agosto de 2018, consideramos que o Poder Judiciário é co-partícipe essencial para a construção de um ambiente de segurança jurídica e de desenvolvimento, pautado por relações econômicas éticas, livres e eficientes.

    A Constituição Federal, ao estatuir a sua cláusula de inafastabilidade da jurisdição do art. 5º, inciso XXXV, conferiu à justiça a função de controlar as políticas públicas, inclusive de índole regulatória e concorrencial. Essa atividade deve se guiar pelo respeito à independência dos demais poderes e aos direitos fundamentais.

    A busca pelo ponto ótimo de intervenção judicial nas searas regulatória e concorrencial deve nos levar à construção de uma justiça atenta à ampla participação da sociedade civil na edição dos atos normativos regulatórios, à prévia realização da análise de impactos e às consequências das decisões adotadas, priorizando-se, quando possível, intervenções de caráter procedimental.

    Além disso, o Poder Judiciário deve fomentar o diálogo interinstitucional entre os atores econômicos que se fazem presentes no processo judicial, utilizando, se necessário, mecanismos alternativos de resolução de controvérsias e estudos empíricos.

    Por fim, entendemos que a AJUFE deve prosseguir na defesa da especialização de varas da concorrência, na aprovação do PLS n°. 284/2017 e na promoção do contínuo debate sobre as boas práticas econômicas e concorrenciais através do FONACRE, publicizando as suas conclusões.

     

    Acesse o conteúdo das edições anteriores


    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.