O presidente da Ajufe, Antônio César Bochenek, participou da cerimônia de abertura da segunda etapa da Expedição da Cidadania, na manhã desta segunda-feira (11). O projeto é uma iniciativa da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e tem por objetivo assegurar o acesso de comunidades geograficamente isoladas à Justiça e a serviços básicos de saúde e educação, além de outros direitos fundamentais.

    A mesa de abertura do evento, realizado no 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em Ladário (MS), contou com a presença do contra-almirante da Marinha Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; do general de brigada do Exército brasileiro Jorge Cardoso Martins; do prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria; do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte e do secretário de turismo do Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra. O Presidente da Ajufems João Felipe Menezes Lopes esteve presente.

    Em seu discurso, o presidente da Ajufe ressaltou a união entre as diversas entidades e voluntários para a realização da Expedição da Cidadania. “Graças à comunhão de esforços w parcerias conseguimos realizar esse importante projeto”, disse. Bochenek agradeceu a todos pela participação, especialmente os voluntários. Também homenageou a coordenadora da expedição, juíza federal e associada da Ajufe Raquel Domingues do Amaral, “uma pessoa preocupada não apenas com os processos, mas com o trabalho social e o apoio aos menos favorecidos", salientou o dirigente.

    Em nome da Marinha do Brasil, o contra-almirante Petronio Augusto agradeceu a Ajufe por organizar o projeto, além de ressaltar o carinho e o esforço com o qual a coordenadora Raquel Domingues do Amaral desenvolve a expedição. Representando o governo do Estado do Mato Grosso do Sul, o secretário de Turismo, Nelson Cintra, relembrou a primeira Expedição da Cidadania, ocorrida em 2009, e os atendimentos realizados em sua cidade natal Porto Murtinho.

    Ao final da cerimônia, a artesã conhecida como dona Katarina Guató, presenteou as autoridades com peças feitas de palha de camalote.

    Pela manhã foi realizada a cerimônia à bandeira, conhecida como “Bandeiraço”, que contou com a participação do grupo de veteranos corpo de fuzileiros navais, além dos integrantes da Expedição.

    Os navios da marinha com os voluntários suspenderam no início da tarde rumo às comunidades ribeirinhas.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br