Juízes questionam pacto pelas reformas

    Matéria originalmente publicada pela Jovem Pan.

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) emitiu uma nota aonde questiona o acordo firmado entre os presidentes dos Três Poderes da República para agilizar a aprovação de medidas consideradas importantes para o país. A instituição se diz preocupada com o “pacto”, especialmente com a concordância do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) à Reforma da Previdência.

    No texto, a Ajufe lembra que a Suprema Corte é a guardiã da Constituição, dos direitos, das garantias fundamentais e da democracia, e alerta para o fato de que é possível que alguns pontos da Reforma tenham a constitucionalidade submetida ao julgamento perante a Corte máxima do país.

    Na avaliação da Associação, como pontos da reforma podem ser questionados no Supremo, os ministros da Corte não devem assumir compromissos com a matéria. Essa postura, ainda de acordo com a Ajufe, respeita a independência e resguarda a imparcialidade do Poder Judiciário. Para a instituição, dentro de um estado democrático, esse tipo de “pacto” cabe apenas aos atores políticos dos Poderes Executivo e Legislativo.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.