Justiça Federal leva perícias médicas e audiências à Terra Indígena Waiãpi, no AP

    Matéria originalmente publicada pelo site G1.

    Ação buscou reduzir dificuldade da população em receber atendimentos na sessão judiciária de Macapá, distante 300 quilômetros.

    Juízes federais do Amapá deixaram os tribunais da capital e foram até a Terra Indígena (TI) Waiãpi, no oeste do estado, para realização de perícias médicas e audiências. A visita resultou no julgamento de 200 demandas, entre previdenciárias e de saúde.

    O objetivo foi reduzir a dificuldade dos indígenas em receber atendimento do tipo. A sessão judiciária mais próxima fica em Macapá, distante 300 quilômetros da terra dos Waiãpi, o que gera complicações de locomoção aos nativos.

    Um dos participantes da atividade, o procurador da República Alexandre Guimarães disse que a iniciativa é uma forma de respeito com a cultura indígena e deve continuar sendo feita seguindo o calendário da comunidade.

    "Deverá garantir respeito à cultura indígena e ser organizado de acordo com o calendário das comunidades indígenas envolvidas, com a finalidade de garantir ao máximo a participação e a eficácia dessas ações", afirmou o representante do Ministério Público Federal (MPF).

    A principal motivação das perícias médicas era a concessão de benefícios. Entre as instruções de processos, teve pedidos de aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e seguro defeso.

    A ação, pertencente ao projeto Juizado Especial Federal Itinerante, aconteceu entre 25 a 29 de novembro, no Centro de Formação e Documentação Wajãpi, na Aldeia Aramirã.

    Também houve atendimentos aos assentados dos municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. Ao todo, 640 processos passaram por audiência ou julgamento.

    O projeto teve a primeira etapa ocorrida em outubro, entre os dias 20 e 25. Na ocasião, além de orientações e perícias médicas, os indígenas apresentaram demandas encaminhadas à Justiça Federal.

    A equipe do projeto contou com representantes da Justiça Federal, Defensoria Pública, Procuradoria da República, Procuradoria do Estado e Procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.