Juízes reforçam que só o TSE pode ser ‘condutor e árbitro dos processos eleitorais'
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou nota, na segunda-feira (18), para manifestar apoio ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diante das recentes investidas de Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas.
Bolsonaro buscou lançar - sem provas - dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro em reunião com cerca de 70 embaixadores, no Palácio da Alvorada, nessa segunda-feira.
O presidente vem fazendo críticas à Justiça Eleitoral e à credibilidade do voto eletrônico. Por sua vez, a Ajufe afirma ter”certeza de que o resultado da vontade popular será respeitado, independentemente de quem venha a ser eleito ou eleita aos cargos em disputa”.
“Como vem acontecendo em todas as eleições prévias, reafirma-se a certeza de que o resultado da vontade popular será respeitado, independentemente de quem venha a ser eleito ou eleita aos cargos em disputa. Por fim e desde logo, rechaça-se qualquer tentativa de impugnação a tal resultado fora das vias adequadas, ou seja, aquelas admitidas pelo ordenamento jurídico, garantida a independência do Poder Judiciário e a soberania do voto popular”, diz a Ajufe.