Caros Desembargadores Federais, Juízes Federais e Servidores da 3ª. Região,
Nosso povo vive momento de grave crise e apreensão, que a todos preocupa. É uma situação excepcional que exige não somente medidas fortes e difíceis de adotar, como muita união e comprometimento de todos nós.
Ao longo dos últimos dias temos sido constantemente desafiados e testados, mas não devemos ter receio, pois assim como o fogo forja o melhor aço, as adversidades fortalecem o homem e sairemos mais unidos e crescidos como pessoas, servidores do nosso povo, e como Instituição.
Em pouco tempo adotamos as medidas possíveis, considerando nossos recursos limitados e a imprevisibilidade do que está acontecendo. Somos 43 Desembargadores, 387 Magistrados e mais de 6.000 servidores que, no intervalo de uma semana, tiveram que mudar completamente a forma de vida e de trabalho. Não é pouco. Estamos enfrentando a situação. Nunca tantos, em tão pouco tempo, passaram a trabalhar à distância.
O esforço que está sendo feito para proteger os magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e jurisdicionados e assegurar a continuidade dos serviços é muito grande. Sabemos que precisamos, ainda, melhorar o funcionamento de nossos sistemas e estamos trabalhando nisso. Louvem-se, porém, os dedicados magistrados e servidores de nossa Justiça de 1º e 2º graus.
O tempo disponível para nos organizarmos não existiu, mas estamos conseguindo e a Justiça não parou. A partir da próxima semana praticamente todos nós trabalharemos remotamente, mas continuaremos a responder ao anseio do nosso jurisdicionado, pois não podemos nos esquecer que esta é a nossa missão.
Assim, todos nós devemos ter calma e planejar nossas rotinas pessoais e profissionais de forma organizada.
Desejo que todos saibam que estamos trabalhando diuturnamente, atentos aos acontecimentos e, ao mesmo tempo, confiantes de que conjuntamente superaremos esta prova.
MAIRAN GONÇALVES MAIA JÚNIOR
Desembargador Federal Presidente