Desde o dia 16 de março, os tribunais, varas e juizados de todo o território nacional funcionam em regime de trabalho remoto, com audiências e sessões de julgamento sendo realizadas por videoconferência e transmitidas por mídias sociais. A medida foi tomada por determinação do Conselho Nacional de Justiça, atendendo às orientações das autoridades sanitárias durante a pandemia do novo coronavírus.
A discussão sobre essa situação inédita na história – e que deve influenciar a cultura da jurisdição no país – será o tema da live que o desembargador federal e professor Aluisio Gonçalves de Castro Mendes realizará na terça-feira, 5 de maio, pelo canal na plataforma Youtube do Programa de Pós-Graduação em Direito, da Universidade Estácio de Sá. A exposição faz parte do projeto “Série de Seminários PPGD/Unesa 2020.1: Novos Horizontes e Perspectivas Jurídicas em Tempos de Covid-19”.
A transmissão terá início às 15 horas, com duração de 60 minutos, dos quais 40 serão de apresentação do palestrante e os 20 restantes estarão reservados aos debates, que serão abertos ao público. Na sua explanação, Aluisio Mendes, que preside a 3ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2), falará sobre o funcionamento do Judiciário, as sessões virtuais e a garantia do devido processo legal, nesse novo formato de trabalho das Cortes brasileiras.
Para participar da live do desembargador federal Aluisio Mendes, digite “PPGD-Universidade Estácio de Sá” no buscador do Youtube ou acesse este link.