O presidente da Ajufe, Fernando Mendes, participou nesta quarta-feira (27/5) do Webinar Judicialização da Crise no STF, promovido pelo Portal Migalhas. Todas as quartas-feiras, das 13 às 14h, antes do início da sessão por videoconferência do pleno do STF, o advogado Saul Tourinho Leal, faz um balanço da judicialização da crise na Corte, com números, os principais pontos das decisões, os temas mais presentes e as tendências dessa judicialização.
Após 11 sessões dedicadas a temas relacionados à pandemia de Covid-19, o Supremo deverá sair desse cenário durante esta semana. E este foi o tema inicial debatido durante o evento virtual.
Na sequência, o presidente da Ajufe, Fernando Mendes, falou sobre as respostas da magistratura federal diante da hiperjudicialização provocada pela crise do novo coronavírus e da antecipação à crise pelo Poder Judiciário. “O trabalho remoto já era uma realidade para alguns servidores da Justiça Federal. E essa realidade facilitou toda a nossa adaptação. Mas o Judiciário, como um todo, conseguiu se antecipar à crise, e o CNJ abriu espaço também às associações para que construíssem conjuntamente as medidas a serem tomadas, como a suspensão dos prazos e do trabalho presencial, oferecendo respostas rápidas”.
Assista à integra do Webinar em: