Ferramenta auxilia na proposição de ação por quem teve o auxílio emergencial indeferido na esfera administrativa
O Juizado Especial Federal de São Paulo (JEF-SP) disponibilizou um serviço de atendimento por chatbot via WhatsApp. O sistema é similar a um atendente virtual e utiliza um aplicativo de respostas automáticas por meio da rede social de mensagens instantâneas. É destinado ao usuário, partes de um processo e advogados que entram em contato pela ferramenta. Entre as questões abordadas, há orientações específicas para aqueles que tiveram auxílio emergencial negado e desejam acionar a Justiça.
Em meio ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, o objetivo do chatbot é oferecer respostas diretas e rápidas às dúvidas mais frequentes dos cidadãos ao procurarem o JEF-SP, sem a necessidade de ligações telefônicas ou deslocamentos. O serviço está disponível pelo número (11) 98138-0695, ininterruptamente. Apesar de fornecer respostas e orientações úteis a qualquer cidadão, o atendimento é destinado aos usuários do JEF da capital paulista.
O chatbot instrui o usuário ao autoatendimento, com orientações sobre as seguintes questões: como ingressar com ação; lista de documentos necessários e como enviar; dúvidas sobre intimações; como consultar e se manifestar em processos. As respostas incluem links diretos a sistemas, manuais e tutoriais, conforme a situação.
Em casos específicos, ou quando não há resposta cadastrada no chatbot, são indicados os e-mails e telefones de contato para o atendimento com servidores.
Conforme determinado na Portaria Conjunta PRES/CORE nº 10/2020, a reabertura dos juizados federais está prevista para 27 de julho, e será feita de forma gradual, com início apenas para as perícias médicas e atendimentos às partes e advogados, todos mediante agendamento prévio.
Por enquanto, o atendimento aos advogados no JEF-SP está sendo feito exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para as partes sem advogado, o atendimento pode ser das 9h às 17h também pelos telefones: (11) 2927-0271 - informações pré-processuais; (11) 2927-0171 - orientações acerca do ingresso e distribuição de ações; (11) 2927-0269 - informações sobre processos em andamento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF3.