Sistema Judiciário durante a pandemia é tema de encontro virtual

    O Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (Ibrajus) realizou encontro virtual para debater a "Pesquisa Internacional do Sistema Judiciário Pandemia de Covid-19". O ex-presidente da Ajufe e atual vice-presidente do Ibrajus, Antônio Bochenek, e a juíza federal Luciana Ortiz, representando o Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab), participaram do evento.

    O objetivo foi apresentar o trabalho desenvolvido pelo iJuspLab no que tange ao Business Intelligence (B.I.). A ferramenta permite o acesso facilitado aos dados com filtragens e gráficos que possibilitam diversos tipos de comparação e recuperação dos dados da pesquisa.

    Com isso, é possível selecionar os países e o assunto segundo o interesse do pesquisador. O levantamento foi disponibilizado na língua portuguesa (Brasil) e inglesa. Para participar da pesquisa acesse os seguintes links: Inglês: https://tinyurl.com/yylw9494; Português: http://www.jfsp.jus.br/iaca

    O juiz federal Antônio Bochenek destacou a importância do estudo. “Neste momento em que vivemos, essa pesquisa internacional do Sistema Judiciário vem procurar trazer as soluções encontradas por cada um dos países, cada um dos agentes, no sentido de verificar como estão as condições do Judiciário em relação à prestação jurisdicional", avaliou.

    Para a juíza federal Luciana Ortiz, a pesquisa internacional abordou temas importantes da atuação do Judiciário em tempos de pandemia da COVID-19, como o acesso à justiça, gestão do trabalho e tecnologia. "Ter uma visão da atuação do Judiciário em 38 países a partir da perspectiva dos atores do sistema de justiça, associados do IACA, permite que possamos compartilhar experiências bem sucedidas, legitimar ações adotadas pela administração e corrigir rumos no nosso planejamento".

    Para Ortiz “a pesquisa fornecida em B.I. permite que o pesquisador possa encontrar e conjugar informações de acordo com a necessidade, pois é uma ferramenta que confere transparência aos dados de forma amigável. O resultado é muito interessante, sobretudo quando comparamos a atuação do Judiciário brasileiro, que apresentou uma resposta muito positiva durante o isolamento social, decorrente do investimento em gestão, tecnologia e inovação”.

    O levantamento contou ainda com a participação do ex-presidente da Ajufe e Ibrajus, Vladimir Passos, atualmente na presidência do Advisory Council. “A pesquisa teve dois méritos: auxiliar em pesquisas dos órgãos do Judiciário ou estudos acadêmicos de diversos países, e projetar uma boa imagem do Brasil no exterior. Meu papel nisto tudo foi apenas o de aproximar pessoas competentes", explica.

    Veja a live: https://bit.ly/3hbygEU

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.