Edital de chamada de artigos sobre mulheres na justiça

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Associação Nacional das Procuradoras e Procuradores do Trabalho (ANPT),  a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançaram, na última quinta-feira (10/3), edital para chamamento de artigos científicos para publicação de e-book (formato eletrônico) sobre a presença das mulheres nas funções essenciais à Justiça. 

    Podem participar integrantes das diversas carreiras jurídicas, estudantes, docentes, pesquisadores e qualquer pessoa interessada no tema.

    A obra será voltada à discussão da presença das mulheres nas funções essenciais à Justiça e de todas as suas particularidades, com enfoque em aspectos práticos, experiências exitosas e propostas de soluções para garantir paridade de gênero nas carreiras e instituições jurídicas. Sugerem-se os seguintes temas: 

    a) Mulheres negras nas carreiras jurídicas;
    b) Mulheres com deficiência nas carreiras jurídicas;
    c) Impactos da equidade de gênero e diversidades nas carreiras jurídicas:
    aplicação do direito e sociedade;
    d) Cotas, demais ações afirmativas e sua efetividade;
    e) Licença paternidade ou compartilhada, creches e acolhimento para
    mães e pais no local de trabalho;
    f) Falhas democráticas e ausência de mulheres em cargos decisórios;
    g) Decisões dos conselhos deliberativos das carreiras jurídicas em
    questões de gênero;
    h) Maternidade e mulheres que integram o sistema de Justiça;
    i) Acesso da mulher à formação e às práticas jurídicas;
    j) Ingresso, permanência e ascensão das mulheres nas carreiras
    jurídicas.

    A inscrição deve ser feita mediante o envio do material até o dia 9 de julho de 2022, com o assunto/título “EDITAL – MULHERES”, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . 

    Clique aqui e acesse o edital.

     

     


     Com informações da ANPR.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.