O presidente da Ajufe, Nelson Alves, participou, nesta sexta-feira (14/4), da cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) para o biênio 2023-2025.
O desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama foi eleito, em dezembro, para ocupar a cadeira da presidência da Corte, junto aos desembargadores federais Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, eleito para a vice-presidência, e Leticia De Santis Mendes de Farias Mello, para a corregedoria regional.
Os novos dirigentes
Guilherme Calmon Nogueira da Gama é mestre e doutor em Direito Civil pela UERJ; professor associado de Direito Civil da UERJ (graduação e pós-graduação); professor permanente da pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (RJ).
O magistrado já foi conselheiro do CNJ, juiz auxiliar do STF, juiz federal na SJRJ, juiz de Direito do Estado de São Paulo, promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, defensor público do Rio de Janeiro e diretor geral da EMARF.
Aluisio Gonçalves de Castro Mendes é formado em Comunicação Social (PUC) e Direito (UERJ), especialista em Direito Civil (UnB e CJF), mestre em Direito pela UFPR e pela Johann Wolfgang Goethe-Universität, doutor e pós-doutorado em Direito (Johann Wolfgang Goethe-Universität e Universität Regensburg, respectivamente).
O magistrado já foi procurador do Banco Central do Brasil, promotor de Justiça de Minas Gerais, professor substituto de Direito Processual Civil na UFF e na UFRJ, e professor assistente de Direito Processual Civil na UERJ.
Leticia De Santis Mendes de Farias Mello é graduada em Direito pelo UNICEUB e mestranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa.
A magistrada foi professora da pós-graduação em Direito Tributário da FGV-Rio, entre os anos de 2013 e 2019, e advogou, na área de Direito Público, entre os anos de 1999 e 2014.