Projeto Pop Rua Jud oferecerá diversos serviços de cidadania
A Justiça Federal em São José do Rio Preto/SP participou, no domingo (25/6), da 3ª edição do “Pop Rua Jud” do município, mutirão de atendimento às pessoas em situação de rua. O evento foi realizado na Rua Jordão Reis, nº 1, Vila Angélica, em frente ao Centro Pop, São José do Rio Preto.
A ação é uma parceria da Vara da Infância e Juventude da Comarca de São José do Rio Preto, Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Justiça Federal de São José do Rio Preto, prefeitura da cidade, Diocese, entre outras entidades.
“É um projeto importante que envolve diversos serviços prestados pelas instituições participantes e, sobretudo, aproxima a população em situação de rua e de vulnerabilidade social à Justiça Federal”, ressaltou o diretor da 6ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, juiz federal Roberto Cristiano Tamantini.
O Pop Rua Jud atende à Resolução 425/21 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que criou a Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua.
“Significa um verdadeiro resgate da dignidade e da cidadania, com impactos positivos para as vidas dessas pessoas e, consequentemente, para toda a sociedade local”, concluiu o magistrado.
Participantes
O mutirão contou com prestação de serviços como assistência jurídica, previdenciária, social e psicológica, além de emissão de diferentes tipos de documentos que são essenciais para possibilitar acesso a benefícios do governo.
Além da Justiça Federal, estiveram presentes no evento o Poupatempo, INSS, Receita Federal, Justiça Militar, Justiça Eleitoral, Ministério Público Estadual, Delegacia de Defesa da Mulher, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Senac, Diretoria de Ensino, Secretária Municipal de Educação e Centro de Zoonose. Será oferecido almoço, banho solidário e serviço de lavanderia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF3.