O Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região lança no próximo dia 12 de fevereiro a série "Colaborações", mais uma iniciativa integrante do programa TES - Tecnologias Éticas e Sustentáveis. Segundo o desembargador federal Pedro Felipe Santos, coordenador científico do iluMinas, “em continuidade à missão de difundir boas práticas no uso das novas tecnologias, a série Colaborações realizará oficinas abertas coordenadas por especialistas, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre tarefas que os magistrados e os servidores realizam no seu dia a dia, envolvendo as competências de gestão de dados, de uso de ferramentas digitais e de construção de fluxos de trabalho".
A série "Colaborações" adota o lema “Diálogos que Aprimoram o TRF6". Para o juiz Pedro Henrique Lima Carvalho, um dos coordenadores executivos do Programa TES, “o Iluminas percebe que há excelentes práticas em novas tecnologias sendo desenvolvidas pelas mais diversas unidades de primeiro e de segundo graus, de modo que esse conhecimento precisa ser compartilhado entre todos os membros de nossa comunidade, aprimorando a eficiência do Tribunal como um todo”.
Jaqueline Pelucci, integrante do iluMinas, explica o projeto: “a série Colaborações adota o formato de oficina aberta, de curta duração, realizada virtualmente. Especialistas convidados farão exposições prévias sobre os temas selecionados, mas em seguida os participantes poderão colaborar com a discussão, trazendo as suas próprias experiências”.
Sobre a curadoria de temas, José Fernando Barros e Silva, integrante do iluMinas, explica que houve um cuidado na seleção de assuntos que tocam as experiências práticas dos magistrados e dos servidores: “A nossa comunidade do TRF6 tem vivido um conjunto de transformações, com a implantação do sistema e-Proc, a adoção próxima de um novo sistema de estatística e a popularização das ferramentas de IA. Pensamos em oficinas que respondam os questionamentos comuns que tem sido feito pelos magistrados e servidores de uma ponta a outra de Minas Gerais”.
A primeira oficina aberta será realizada em 12 de fevereiro (quarta-feira), às 17h, coordenada pelo juiz de direito Felipe Damous, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Ele é um dos maiores especialistas do país em IA Generativa e compartilhará informações sobre os princípios básicos de IA Generativa e Prompts.
Confira também as próximas oficinas agendadas:
- 25 e 26 de fevereiro, 17h: Como fazer automações no e-Proc? Enfoque JEF
- 10, 11 e 12 de março, 14h: Como usar a Fábrica de Cálculos?
- 1º de abril, 17h: Como fazer automações no e-Proc? Enfoque Execução Fiscal
- 28 abril, 17h: Como gerir textos-padrão no e-Proc?
Fonte: Ascom TRF6.