O juiz federal e associado da Ajufe, Marcelo Leonardo Tavares, é o autor da obra “A previdência no Estado Social do século XXI”, publicada pela editora Lumen Juris.
O livro trata do papel da previdência na América Latina e, especialmente, no Brasil. Parte da análise de que o século XXI assiste à revitalização do Estado de Bem-Estar, sob o paradigma da necessidade de eliminação de privações de liberdade, da igualdade de chances e do valor da solidariedade distributiva, tendo por finalidade o combate à pobreza e a construção de meios de redução da desigualdade social.
Tem, por pano de fundo, a complexa combinação das relações sociais que passaram a influenciar recentemente os sistemas de proteção social, como novas modalidades de prestações de trabalho, a necessidade de proteção baseada do ciclo da vida, a cobertura baseada no care e o impacto de aceleradas alterações demográficas pelas quais os países em desenvolvimento estão passando.
Com isso, propõe que sejam repensadas as formas de cobertura previdenciária e de prestação de assistência social, ao mesmo tempo que destaca a importância de se manter o equilíbrio financeiro do sistema através da busca de novas formas de custeio. A principal prioridade social destacada no livro é a da proteção das crianças e da construção de condições adequadas para a educação, a fim de romper o círculo vicioso de pobreza geracional, garantir a autonomia individual e possibilitar justa mobilidade social.
Link para aquisição: https://www.lumenjuris.com.br/direito-constitucional/previdencia-no-estado-social-do-seculo-xxi-a-2025-4602/p