Associado da Ajufe lança livro sobre previdência na América Latina

    O juiz federal e associado da Ajufe, Marcelo Leonardo Tavares, é o autor da obra “A previdência no Estado Social do século XXI”, publicada pela editora Lumen Juris.

    O livro trata do papel da previdência na América Latina e, especialmente, no Brasil. Parte da análise de que o século XXI assiste à revitalização do Estado de Bem-Estar, sob o paradigma da necessidade de eliminação de privações de liberdade, da igualdade de chances e do valor da solidariedade distributiva, tendo por finalidade o combate à pobreza e a construção de meios de redução da desigualdade social.

    Tem, por pano de fundo, a complexa combinação das relações sociais que passaram a influenciar recentemente os sistemas de proteção social, como novas modalidades de prestações de trabalho, a necessidade de proteção baseada do ciclo da vida, a cobertura baseada no care e o impacto de aceleradas alterações demográficas pelas quais os países em desenvolvimento estão passando.

    Com isso, propõe que sejam repensadas as formas de cobertura previdenciária e de prestação de assistência social, ao mesmo tempo que destaca a importância de se manter o equilíbrio financeiro do sistema através da busca de novas formas de custeio. A principal prioridade social destacada no livro é a da proteção das crianças e da construção de condições adequadas para a educação, a fim de romper o círculo vicioso de pobreza geracional, garantir a autonomia individual e possibilitar justa mobilidade social.

    Link para aquisição: https://www.lumenjuris.com.br/direito-constitucional/previdencia-no-estado-social-do-seculo-xxi-a-2025-4602/p

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.