Nesta quarta-feira (11/4), o Secretário-Geral da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mendes, e o vice-presidente da Ajufe na 4ª Região, Nelson Alves, acompanharam, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, a sabatina do ministro Humberto Martins, indicado ao cargo de corregedor nacional de Justiça. A etapa é uma exigência prevista na Constituição Federal.
Humberto Martins foi indicado para ser o próximo corregedor nacional em sessão do Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizada em dia 21 de março. Ele substituirá o ministro João Otávio de Noronha, que esteve à frente do cargo nos últimos dois anos. Após a sabatina e a aprovação do ministro na CCJ, o presidente do Senado, senador Eunício Oliveira, enviará o nome à votação do plenário, o que deve ocorrer ainda na tarde desta quarta-feira.
A corregedoria é parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e sempre exercida por um ministro do STJ. A nomeação do novo corregedor nacional de Justiça é competência do presidente da República.
Na sessão, conduzida pelo senador Antonio Anastasia, estiveram presentes, ainda, a diretora de relações institucionais da Ajufe, Candice Lavocat Galvão Jobim, a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, o atual corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, e o ministro do STJ Napoleão Nunes Maia Filho.