Com a presença de ministros do STF e STJ, magistrados, parlamentares e familiares, o ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Antônio César Bochenek, descerrou o retrato dele na Galeria dos Presidentes da Ajufe, em Brasília, nesta terça-feira (22). Bochenek esteve à frente da associação de junho de 2014 a junho de 2016.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que estava na presidência do STF à época da gestão de Bochenek, homenageou o magistrado. “Tive uma enorme satisfação de trabalhar na presidência do Supremo junto com César Bochenek na presidência da Ajufe. Foi ao meu ver uma parceria que deu muito resultado”, elogiou Lewandowski.
O ministro ainda destacou a importância da Ajufe no contexto associativo. “Quando no Brasil se tem uma instituição com quase meio século nós podemos afirmar com toda certeza que ela é uma instituição de sucesso e que terá muito futuro”, finalizou.
Ao discursar, o atual presidente da Ajufe, Roberto Veloso, também rendeu homenagens à Bochenek e frisou o comprometimento do magistrado frente à associação. “É uma honra para mim ter sido o seu sucessor. Bochenek fez uma grande gestão à frente da Ajufe e se dedicou tanto a ponto de trazer a família dele para morar em Brasília”, afirmou Veloso.
Em discurso emocionado, Bochenek agradeceu as homenagens e enalteceu o trabalho das instituições do Poder Judiciário, dos diretores e da equipe que fizeram parte de sua gestão. “É uma honra ter sido presidente dessa associação tão grandiosa. Pudemos construir juntos um trabalho fruto de todos juntos, em que as pessoas puderam participar, opinar. Foi uma honra ter sido presidente e o agradecimento especial vai a todas essas pessoas que possibilitaram a construção desses 2 anos”, frisou o ex-presidente.
Além de membros da diretoria no Biênio 2014-2016, estiveram presentes na cerimônia, atuais diretores da Ajufe, ministros do STJ, conselheiros do CNJ e CJF, representantes da magistratura e do Ministério Público, parlamentares e ex-presidentes da Ajufe.