Na manhã desta terça-feira (28), o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mendes, participou da solenidade de posse do novo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. A cerimônia ocorreu na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ao ser empossado, o ministro agradeceu a escolha de seu nome como substituto ao cargo do ministro João Otávio Noronha, que irá assumir a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e reforçou seu papel como novo Corregedor. “A função do CNJ e da corregedoria continuará sendo marcada pela defesa de um valor que foi muito caro aos meus antecessores e que para mim é incontornável: o compromisso com a transparência. Esse compromisso se expressa na necessidade de fazer com que os magistrados estejam cada vez mais próximos da sociedade para que o cidadão possa conhecer, acreditar e reconhecer o papel do verdadeiro juiz”, declarou Martins.
O ministro Humberto Martins foi indicado para o cargo pelo Pleno do STJ e sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Na mesma data, teve a indicação aprovada pelo Plenário da Casa.
Durante os dois anos de mandato, Martins permanecerá afastado dos julgamentos das turmas e seções do STJ, mas seguirá atuando normalmente na Corte Especial, colegiado que reúne os 15 ministros mais antigos do Tribunal.
A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do CNJ, tem como principal objetivo alcançar maior efetividade na prestação jurisdicional, atuando com base nos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Além do presidente da Ajufe, estiveram presente na solenidade o vice-presidente da Ajufe na 1ª Região, Newton Ramos, os ex-presidentes da Ajufe, Nino Toldo, Antônio César Bochenek, Roberto Veloso, e o secretário-geral do Conselho da Justiça Federal, Cleberson Rocha.