Ao longo desta segunda-feira (24), o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) realiza, com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o seminário “Direito, Justiça e Arte – influências recíprocas”. O evento ocorre na sede do CJF, em Brasília (DF).
O objetivo do seminário é estimular a percepção de como as diversas modalidades artísticas influenciam a formação do Direito e a aplicação das normas jurídicas, ao mesmo tempo que são influenciadas por elas.
A modalidade dos debates foi planejada com a criação de três mesas-redondas: “Direito e Música”; “Direito e Literatura”; e “Direito e Cinema”. O juiz federal Marcos Mairton apresentou, durante a mesa “Direito e Literatura”, uma declamação de cordel de sua própria autoria. Ainda, em “Direito e Cinema”, os participantes contaram com a exibição de curta metragem do cineasta Márcio Del Picchia, inspirado em conto de Mairton.
O encontro teve a coordenação-geral do diretor do CEJ e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Raul Araújo, e a coordenação científica do juiz federal em auxílio da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Marcos Mairton.