O juiz federal Flávio da Silva Andrade lança o livro "Justiça Penal Consensual - Controvérsias e Desafios". A obra, da editora JusPODIVM, tem 304 páginas e traz uma reflexão na gestão estatal dos conflitos mediante pesquisa teórica.
O prefácio escrito por Felipe Martins Pinto, Presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, descreve o livro como "uma singular convergência da experiência profissional do autor com uma minuciosa pesquisa teórica, o que descortina para o leitor um convite à reflexão sobre o por vir na gestão estatal dos conflitos que se operam no mundo dos valores e dos fatos. (...) Sistematicamente, o autor compartilha com o leitor questionamentos, críticas, riscos e desafios relativos ao emprego de ferramentas de consenso na seara criminal. Não obstante a solidez e a profundidade dos argumentos, o leitor não terá qualquer dificuldade para a compreensão das ideias, pois o texto é escrito em linguagem simples e agradável. Em resumo, a obra é um convite irresistível para estudantes e profissionais do Direito, principalmente aqueles dedicados ao estudo do processo penal".
A apresentação foi escrita pelo ministro do STJ, Rogerio Schietti Cruz, na qual ele avalia como um livro de leitura agradável: "O livro, com muita clareza, objetividade e didática – o que rende uma leitura agradável – caminha para a análise crítica de alguns dos principais modelos de Justiça de Consenso, com destaque para o norte-americano, sempre alvo de merecidas críticas, exatamente por seu caráter extremamente utilitarista, nem sempre preocupado em preservar as garantias processuais e os bens e valores mais caros do indivíduo. (...) Flávio da Silva Andrade oferece à comunidade jurídica uma obra a ser lida e estudada, não somente porque é bem escrita, mas porque apresenta tema de notória atualidade e importância”, finaliza.