Mais de 300 magistrados federais participam do 1º Encontro Internacional da Ajufe, em Buenos Aires

    O 1º Encontro Internacional da Ajufe começou nessa quarta-feira (22) e reuniu autoridades brasileiras e argentinas em Buenos Aires (AR). A cerimônia, que contou com a presença de mais de 300 juízes federais, ocorreu no Palácio da Paz e abriu a programação que vai até o próximo domingo (25). O objetivo do Encontro é reunir os magistrados federais brasileiros e argentinos para trocar conhecimentos sobre as experiências vividas nos dois países e tratar de temas como a cooperação jurídica no Mercosul e comparação das legislações de ambos os países.

    Durante a abertura, o presidente da Ajufe, Fernando Mendes, destacou a importância da realização do primeiro encontro internacional da associação. “A Ajufe ao longo de seus 46 anos de história sempre teve no Encontro Nacional um de seus mais importantes eventos. E realizar um encontro fora do país era um grande desafio, que só foi possível pela construção, pela história da Ajufe ao longo desses 46 anos e pelo apoio das diretorias”, afirmou.

    dr fernando encontro interna1

    Mendes ainda reforçou o papel da associação diante do protagonismo do Poder Judiciário do Brasil. “O Poder Judiciário hoje no Brasil ganha uma dimensão muito importante com esse protagonismo e isso passa a interessar a comunidade internacional e a do Mercosul, especialmente. Então, esse evento que começou a ser construído a partir de uma ideia de congraçamento entre os associados acabou ganhando uma dimensão política importante”.

    Brasil e Argentina

    O embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese, que participou da solenidade, disse que o evento estreita os laços entre os países. “A Argentina é uma grande parceira do Brasil, é um país com o qual temos relações intensas e profundas e é muito significativo e expressivo que a Ajufe tenha escolhido Buenos Aires para realizar esse primeiro encontro internacional”.

    O Corregedor Nacional de Justiça, Humberto Martins, também esteve presente na abertura. Para ele “no momento em que a Ajufe decide realizar um encontro em Buenos Aires, reforça os laços de amizade e troca de experiências entre os cidadãos e magistrados dos dois países que partilham elementos comuns no estudo do direito”.

    Em sua fala, o corregedor-geral da Justiça Federal, Raul Araújo Filho, fez uma análise do papel da Justiça Federal no Poder Judiciário e afirmou que não havia melhor momento para realização desse evento “tendo em vista que o Brasil enfrenta momento histórico marcante quando a nação se envolve em luta legítima para superação da grave crise em que se encontra o país e a Justiça Federal tem papel fundamental”, finalizou.

    Também participaram da abertura os ex-presidentes da Ajufe, Vladimir Passos, Vilson Darós, Walter Nunes, Nino Toldo, Fernando Mattos, Paulo Sérgio Domingues, Antônio César Bochenek e Roberto Veloso. Além deles, os presidentes da AMB, Jayme de Oliveira, e da ANPR, José Robalinho.

    Até o fim de semana, os magistrados participantes do Encontro vão assistir a palestras e compor a Assembleia Geral Extraordinária da Ajufe.

    foto2

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.