Ajufe participa da primeira reunião de 2019 do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) participou da reunião do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), na manhã desta quarta-feira (13), iniciando o ciclo de reuniões para 2019.

    Durante o encontro, os representantes do MCCE apresentaram, como plano para 2019, levar ao Congresso a discussão sobre a limitação de mandatos e o fim das emendas parlamentares individuais.

    Outro ponto levantado durante a reunião foi a parceria com a AppCívico – mesma plataforma do “Voto Legal”- para a implementação do projeto “Código de Defesa do Eleitor”.

    Pela proposta, gestores públicos, candidatos, titulares de mandato eletivo, partidos e coligações poderão ser responsabilizados individual ou solidariamente por atitudes contrárias à: soberania popular e ao regime democrático; liberdade e ao sigilo do voto; normalidade e legitimidade das eleições; igualdade de oportunidades entre os candidatos nas eleições; probidade administrativa e à moralidade do processo eleitoral; e ao pluripartidarismo e aos direitos fundamentais da pessoa humana.

    Desse modo, todo eleitor, partido político ou seus representantes legais poderão denunciar os infratores - relatando fatos e indicando provas, indícios e circunstâncias - para que o corregedor-geral ou regional eleitoral apure as denúncias.

    O diretor de Assuntos Jurídicos da Ajufe, Marcelo Micheloti, representou a Associação durante o encontro. A próxima reunião está previamente agendada para o mês de março.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.