Juristas debatem prisão cautelar, papel do MP no Processo Penal e o novo CPP no último dia do II Seminário Macrocriminalidade

     

    No último dia do II Seminário Macrocriminalidade, promovido pela Ajufe, os participantes puderam acompanhar painéis sobre prisão cautelar e a evolução jurisprudencial, o papel do Ministério Público no Processo Penal e um debate importante sobre o Novo Código de Processo Penal.

    PRISÃO CAUTELAR - No início do dia, os ministros do STJ, Reynaldo Fonseca e Joel Paciornik, e os desembargadores federais Mônica Sifuentes e Ney Bello falaram sobre a evolução jurisprudencial e a prisão cautelar. O presidente da mesa foi o diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, André Prado de Vasconcelos.

    O MP E O PROCESSO PENAL - À tarde, foi a vez do Ministério Público discutir os impactos do órgão no Processo Penal. Os promotores de Justiça Enéias Xavier, Mário Conceição e Daniel Ribeiro Costa avaliaram o tema sob a mediação do também promotor e professor nas Faculdades Milton Campos, Epaminondas Fulgêncio Neto.

    NOVO CPP - O painel que encerrou o seminário discutiu um tema importante: o Novo Código de Processo Penal. O ex-presidente da Ajufe, Walter Nunes, jogou luz aos paradigmas do novo CPP e por qual motivo é preciso debatê-lo. Já o advogado Walter Bittar chamou atenção para o problema do terrorismo.

    “Ainda que o Brasil, a meu ver, não tenha problemas com o terrorismo, é óbvio que temos que tomar cuidado com isso. E, nesse ponto, começam a se abrir perigosos precedentes para a violação das garantias. E eu penso que o novo CPP não trabalhou a contento essas hipóteses extremas”, destacou Bittar.

    Mais de 400 pessoas acompanharam a programação do II Seminário Macrocriminalidade ao longo desses três dias de debates.

    Previous Next
    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.