Organização internacional manifesta preocupação com relação ao PL de abuso de autoridade

     

    A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, organização internacional que contempla 36 países, manifestou preocupação com relação ao Projeto de Lei Complementar 27/2017, que criminaliza a violação de prerrogativas (abuso de autoridade), aprovado no plenário do Senado recentemente.

    Ontem (1º), a OECD emitiu nota afirmando a importância da independência da magistratura e do Ministério Público e destacou que o PLC levanta preocupação sobre a capacidade do Brasil em garantir a independência de promotores e juízes no combate à corrupção.
    O Grupo de Trabalho sobre propina da OECD avalia que, se aprovada em definitivo, a proposta poderia servir como um mecanismo para que indivíduos corruptos agridam injustamente promotores e juízes, tendo efeito significativo nos processos e investigações de combate à corrupção. A medida, na visão da organização, pode ainda afetar a capacidade do Brasil no cumprimento de suas obrigações no âmbito da Convenção Antissuborno.

    Ao final, a entidade convida as autoridades brasileiras a apontar deficiências no projeto, a fim de aprimorá-lo.

    Trabalho legislativo

    Antes da votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, no mês passado, a Ajufe e outras entidades que compõem a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) visitaram diversos senadores apresentando nota técnica, na qual manifestavam as preocupações relacionadas ao PLC 27/2017.

    O intenso trabalho de articulação anterior à votação levou a mudanças que aperfeiçoaram a redação aprovada na CCJ. No entanto, a Ajufe ainda é crítica a trechos do projeto, em especial, ao que prevê a criminalização da violação das prerrogativas dos advogados, pois entende que esse tema não tem relação direta com a lei do abuso de autoridade.

    Veja a íntegra da manifestação aqui: https://bit.ly/2XG6XMr

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.