NOTA PÚBLICA - Absorção da competência delegada e acidentária

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE – apoia a proposta de absorção da competência delegada e acidentária pela Justiça Federal, contida na PEC 06/2019 (Reforma da Previdência). A Ajufe acredita que a proposta garante melhoria na prestação jurisdicional e maior segurança jurídica, pois será prestada por justiça especializada. Além disso, a Justiça Federal já está interiorizada e, portanto, possui alta capacidade de prestação jurisdicional.

    Ademais, o Tribunal de Contas da União e o próprio INSS entendem que a medida beneficia o Estado, com economia de milhões por ano com custos periciais. Isso porque, na Justiça Federal, o valor médio de cada perícia judicial é de R$ 200,00. Já a média dos valores pagos a título de perícia judicial na Justiça Estadual é de R$ 1.110,96. Esse valor representa um acréscimo de 555% no gasto orçamentário com pagamento de perícias judiciais, mesmo considerando uma base comparativa defasada.

    Por essas razões, a Ajufe reforça o apoio à proposta a fim de que a Justiça Federal absorva a competência delegada e de ações de natureza acidentária.

     

    Brasília, 10 de julho de 2019.
    DIRETORIA DA AJUFE

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.