Corregedoria Nacional de Justiça assina provimento sobre ação 12 da Enccla

    A Corregedoria Nacional de Justiça assinou, nesta terça-feira (01), o Provimento nº88, resultado da Ação 12 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que diz respeito à integração de notários e registradores no combate e prevenção aos crimes, conferindo maior transparência aos negócios. A solenidade contou com a participação do diretor da Ajufe Rodrigo Pessoa, coordenador da Ajufe na Enccla, do presidente Fernando Mendes, e dos vice-presidentes da 4ª e 5ª Regiões, Patrícia Panasolo e Júlio Coelho.

    Durante a solenidade, o presidente do Conselho Nacional de Justiça e do STF, ministro Dias Toffoli, afirmou que o principal objetivo do provimento é dar transparência às ações. “Tudo o que está sendo feito aqui nesse provimento é exatamente para dar transparência. O Estado brasileiro não pode compactuar com a ausência de transparência”. 

    O notariado, na visão da Enccla, pode exercer um papel determinante no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, por dar transparência às transações financeiras suspeitas. A inclusão dos tabelionatos na lista das entidades que devem prestar informações atende também uma das exigências do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi) para que o Brasil suba de patamar na próxima avaliação mundial do órgão, em 2020.

    O provimento assinado dispõe sobre a política, procedimentos e controles a serem adotados pelos notários e registradores visando à prevenção dos crimes de lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo.

    WhatsApp Image 2019 10 01 at 12.20.47

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.