Ajufe leva reforma da previdência ao STF

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) ingressou, nesta 4ª feira (13/11), com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal para questionar a constitucionalidade de pontos da Reforma da Previdência, promulgada nessa 3ª feira (12/11) pelo presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

    Segundo o presidente da associação, Fernando Mendes, o principal ponto questionado nessa ação é o aumento da contribuição previdenciária por meio das alíquotas progressivas, que podem chegar a 22% no caso de servidores federais.

    Além disso, o juiz federal informa que a medida viola o princípio da unidade da magistratura, pois os magistrados estaduais não serão afetados, já que os estados ficaram de fora da Reforma.

    “A cobrança vai criar uma divergência no regime previdenciário da magistratura, uma vez que os magistrados da União vão ter uma alíquota progressiva e os estaduais não. Além disso, com quase 30% de contribuição os servidores federais vão sofrer uma nova configuração de confisco sob o fruto do seu trabalho”, afirma o presidente da Ajufe.

    A Ajufe ainda questionará na Suprema Corte outros pontos da Reforma, entre os quais a previsão do art. 25 parágrafo 3º, que prevê a nulidade de aposentadorias já concedidas com base apenas em tempo de serviço.

    Outras entidades que compõem a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público devem ingressar com ADIs no STF nesta semana.

    Leia a petição inicial da ADI da Ajufe: https://bit.ly/2pfDIRv

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.