Visando a equidade de gênero no Poder Judiciário, os Tribunais Regionais Federais da 1ª e 3ª Regiões instituíram comissões para possibilitar o desenvolvimento de políticas que visem a maior participação feminina no sistema de justiça.
No caso do TRF1, será lançada, nesta sexta-feira (06/03), uma Portaria que institui a Comissão de Estudos de Temas Relativos à Participação Feminina na Justiça Federal da 1ª Região. A solenidade ocorrerá em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e contará, ainda, com um bate-papo com a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Já no TRF3, a Portaria que instituiu a Comissão Gestora de Políticas de Equidade de Gênero do Tribunal Regional Federal da 3ª Região foi assinada em fevereiro. O grupo, vinculado à Presidência do TRF3, vai atuar no planejamento e acompanhamento de ações voltadas à promoção da participação equânime de mulheres e homens nos espaços formais de poder da Justiça Federal da 3ª Região.
A Comissão deverá, por exemplo, ampliar os dados estatísticos sobre o tema, além de fomentar ações educacionais e campanhas de conscientização, divulgar estudos e eventos.