Conhecendo as Juízas Federais #14 – Liliane Roriz

    Retorne ao sumário do "Conhecendo as Juízas Federais"

     

    “Ser magistrada federal é saber lidar com matérias de interesse público, de extrema responsabilidade. É saber resistir a pressões e, ao mesmo tempo, saber lidar com elas”. É dessa forma que a desembargadora federal aposentada Liliane Roriz, a 14ª entrevistada do projeto da Ajufe “Conhecendo as Juízas Federais”, reconhece a profissão.

    Liliane Roriz acumulou 20 anos de experiência, sendo 12 desses anos na Justiça Federal de 1º Grau e os oito restantes como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, na 2ª Turma Especializada em Criminal Propriedade Industrial e Previdenciário, no Rio de Janeiro.

    Na entrevista, a magistrada conta que atuou em diversos casos emblemáticos e destaca três deles: “a Operação Gladiador, referente a grupo criminoso de alta periculosidade do Rio de Janeiro, e (...) os julgamentos dos processos criminais relativos aos executivos do extinto Banco Nacional e ao caso Marka/FonteCindam, envolvendo Salvatore Cacciola”.

    A desembargadora avalia que a persistência é a principal arma para uma mulher que almeja ser magistrada. “Deixar de lado nossos ideais significa viver à margem de nós mesmos, o que pode não ser uma boa opção. É claro que devemos ter em mente nossas limitações e nossa realidade, ao traçarmos metas. Mas, uma vez fixadas, é mirar e agir em prol de atingi-las, com dedicação e persistência”, afirma. 

    Leia abaixo a entrevista completa!

     

    1) Onde a senhora começou e exerceu a sua jurisdição?

    Ao tomar posse como Juíza Federal Substituta, em 30/03/1993, fui designada para a 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Durante os dois anos de Substituta, fui também designada para substituições eventuais em outras Varas Cíveis, sempre na Capital.

    Fui promovida a Juíza Federal em 30/06/1995, assumindo a titularidade da 21ª Vara Federal, também de competência Cível, onde fiquei até minha promoção.

    Tomei posse no cargo de Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região em 05/11/2005, passando a integrar a 2ª Turma Especializada em Criminal, Propriedade Industrial e Previdenciário, onde fiquei até a minha aposentadoria, ocorrida em 07/01/2013.

     

    1o fonacre palestrante do painel

    Durante suas duas décadas de magistratura, a desembargadora foi diretora da Ajufe durante três gestões, de 2000 a 2006

     

    2) Quais foram as suas atuações mais relevantes?

    Atuei em inúmeros processos relevantes, mas, para citar apenas três que considero como desafiadores, diante da repercussão recebida, relatei a Operação Gladiador, referente a grupo criminoso de alta periculosidade do Rio de Janeiro, e participei dos julgamentos dos processos criminais relativos aos executivos do extinto Banco Nacional e ao caso Marka/FonteCindam, envolvendo Salvatore Cacciola.

     

    3) Quais as dificuldades que a senhora já enfrentou?

    Creio que as maiores dificuldades da magistratura passam por deficiências, seja de servidores, seja de equipamentos. Se esses problemas pudessem ser resolvidos, a produtividade também melhoraria e, por consequência, a proverbial lentidão do Poder Judiciário.

     

    4) A senhora já sofreu alguma dificuldade ou agravamento especial na profissão por ser mulher?

    Costumo dizer que o primeiro grau da magistratura não sofre de problemas de igualdade de gênero porque, nesse grau, o ingresso só depende do esforço desenvolvido pelo próprio candidato. A história muda quando se trata de ingresso no segundo grau, que envolve um componente político importante. Há até um tribunal – o TRF5 – que não tem nem nunca teve uma única mulher em sua composição [oriunda da Justiça Federal]. Com isso, minha promoção a Desembargadora Federal passou por dificuldades decorrentes de gênero, mas que foi superada com o tempo.

     

    5) O que é, a partir da experiência da senhora, ser magistrada federal?

    Ser magistrada federal é saber lidar com matérias de interesse público, de extrema responsabilidade. É saber resistir a pressões e, ao mesmo tempo, saber lidar com elas. É saber ter poder, tendo em mente que o poder é transitório e, por isso mesmo, não se deve deixar-se inebriar por ele.

     

    1o fonacre Na foto, no Rio de Janeiro, durante a realização do 1º Fonacre, a magistrada participou de mesa de debate com o ex-presidente da Ajufe e desembargador federal Paulo Sérgio Domingues

     

    6) Na opinião da senhora, é possível conciliar a atividade profissional, acadêmica e familiar?

    Mesmo não sendo fácil, é sim possível. Depende muito de organização e método e da colaboração e cooperação da unidade familiar. Montar uma estrutura própria, que ajude no dia-a-dia é fundamental.

     

    7) Qual a mensagem a senhora pode deixar para as mulheres que sonham ou já sonharam em seguir a carreira?

    Que insistam e não desistam. Deixar de lado nossos ideais significa viver à margem de nós mesmos, o que pode não ser uma boa opção. É claro que devemos ter em mente nossas limitações e nossa realidade, ao traçarmos metas. Mas, uma vez fixadas, é mirar e agir em prol de atingi-las, com dedicação e persistência.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.