A diretoria da Ajufe reuniu-se, nesta quinta-feira (21/05), em videoconferência, com o juiz auxiliar da Presidência da 4ª Região, Oscar Valente, para tratar da problemática que envolve a Resolução 305/2014, com as alterações da Resolução 575/2019.
Participaram da reunião o presidente Fernando Mendes, a vice-presidente na 4ª Região, Patricia Panasolo, do primeiro secretário e presidente recém-eleito, Eduardo André, além dos magistrados Erivaldo Ribeiro dos Santos, Bianca Cruz Arenhart, Eduardo Picarelli, Niliane Lima, José Carlos de Souza e Eurico Maiolino.
Durante a videoconferência, os magistrados e a diretoria expuseram todas as dificuldades decorrentes da limitação de perícias prevista no artigo 28 da mencionada Resolução. Tal limitação tem atrasado o andamento processual. Somente na Subseção de Curitiba há 4.800 processos aguardando perícia, conforme explicou a juíza federal Bianca Arenhardt.
O atraso tem ocasionado o desinteresse dos mencionados profissionais em prestarem tal serviço para a Justiça Federal. O cenário, segundo os magistrados, que já não era bom devido ao atraso no pagamento dos peritos, tornou-se péssimo e tende a piorar devido às consequências do isolamento social decorrente da pandemia.
O juiz federal Oscar Valente ouviu as exposições e também demonstrou preocupação com a situação e comprometeu-se a levar os argumentos à presidência do TRF4.